Estados Unidos e Reino Unido bombardeiam alvos de grupo rebelde no Iêmen

Reprodução/TV Globo

Os Estados Unidos e o Reino Unido conduziram ataques contra alvos do grupo rebelde Houthis do Iêmen, durante a madrugada de sexta-feira (12), pelo horário local — noite de quinta-feira (11), no Brasil. Fortes explosões foram reportadas na capital Sanaa e em outras cidades.

A operação acontece um dia após o grupo rebelde realizar o maior ataque nas rotas comerciais do Mar Vermelho desde 19 de novembro. As forças britânicas e norte-americanas conseguiram abater os 21 drones e mísseis lançados pela organização, afirmaram as autoridades.

“Estes ataques são uma resposta direta aos ataques houthi sem precedentes contra embarcações marítimas internacionais no Mar Vermelho – incluindo o uso de mísseis balísticos antinavio pela primeira vez na história”, disse Joe Biden, presidente dos EUA, em comunicado.

Os militares dos Estados Unidos também afirmaram que acreditam que o Irã esteja envolvido com ataques feitos pelos Houthis nas últimas semanas.

Os norte-americanos disseram ainda que os bombardeios contra alvos do grupo devem diminuir a capacidade de ataques dos rebeldes no Mar Vermelho.

Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou que o país sempre trabalhará pela liberdade da navegação e que a Marinha Real continuará a patrulhar o Mar Vermelho.

Até a última atualização desta reportagem não havia informações sobre mortos ou feridos. Mais cedo, nesta quinta-feira, o grupo rebelde prometeu responder qualquer ataque norte-americano.

g1 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *